/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
seg, 26 maio 2025, 01:03:25

Vereadora cobra agilidade no retorno dos exames Covid

Na sessão da Câmara de Vereadores de Seara desta segunda-feira, 3, a vereadora Mari Bedin mostrou preocupação com relação a demora dos resultados dos testes de Covid-19. A reportagem da Belos FM entrou em contato com Claudio Piva da Agencia Regional de Saúde de Concórdia. Ele é o responsável pela logística do envio das amostras da região para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Joaçaba, que faz a triagem e envia para a Embrapa. Segundo Claudio, no momento, apenas exames de urgência estão sendo realizados pela empresa de Concórdia. “Nós estamos com problema numa máquina da Embrapa, que não tem mais calibração e é pra chegar uma nova máquina dia 6. Nesse momento somente são realizados os exames de urgência”.

A responsável pelo Lacen de Joaçaba, a bioquímica Silvana Lunelli explica que o laboratório atende os municípios da região meio-oeste e do extremo oeste de Santa Catarina, totalizando mais de 140 cidades, então há uma grande quantidade de amostras recebidas. “O volume de exames aumentou muito e está sendo encaminhado pra fora. Está havendo essa demora porque todos os laboratórios do país estão encaminhando as amostras pros mesmos locais. A demanda aumentou demais”.

A vereadora Mari Bedin pediu que os órgãos de Saúde continuem cobrando os laboratórios responsáveis pelos resultados dos exames. “A comunidade pede que o poder público tenha mais persistência na cobrança aos órgãos competentes pelos resultados dos exames”.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas