/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
sex, 23 maio 2025, 05:58:14

Programa de ideias da Irani promove inovação colaborativa com resultados positivos

Programa de ideias da Irani promove inovação colaborativa com resultados positivos

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, comemora o final de mais um ciclo de sucesso do programa interno Inova Ideias. A iniciativa, que já acumula um retorno financeiro de mais de R$ 15,5 milhões desde o início da sua implementação, estimula e reconhece o protagonismo dos colaboradores para sugerir mudanças, com ideias que contribuem para a melhoria de produtos, processos, serviços e resultados da empresa.

Desde a sua primeira edição, em 2012, o programa recebeu mais de 7 mil propostas de colaboradores. Dessas, 751 foram implementadas pela empresa, um aproveitamento de 10,6%.

Diferente dos anos anteriores, em que o programa funcionava de forma contínua, o ciclo de 2024 ocorreu durante seis meses. O novo arranjo permitiu maior assertividade dentro do programa e a realização de atividades de aculturamento, como capacitações sobre inovação dentro das outras áreas da empresa, que impactaram mais de 1400 participantes.

Com a implantação da nova abordagem processual, a iniciativa obteve um resultado extremamente positivo: das 224 ideias apresentadas, 70 (31,25%) foram implementadas e desenvolvidas pela Irani, com retorno de mais de R$ 1,5 milhão para a companhia.

A avaliação das sugestões propostas, monitorada de ponta a ponta pelos gestores, envolve uma equipe multidisciplinar e mostra a importância do processo colaborativo e das relações entre líderes e liderados, numa jornada de incentivo e apoio à geração de ideias, com muitas trocas e diálogos.

Como premiação por projetos selecionados e implementados, os criadores têm uma participação nos ganhos, proporcionais aos retornos gerados pela ideia implementada. E ainda concorrem a um vale viagem ou uma experiência de inovação a ser escolhida pelos vencedores – uma visita a um centro de inovação, um curso etc.

“Somos movidos pelo desafio de inovar diariamente, e o Inova Ideias está diretamente ligado a isso. Queremos promover o crescimento humano e fortalecer a capacidade dos colaboradores de forma contínua e produtiva, sempre estimulando a criatividade e o pensamento disruptivo. Essa movimentação gera frutos para ambos os lados”, relata o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira.

Sobre a Irani

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Leia também:

MPF obtém decisão para eliminar arrendamento e plantio de transgênicos em terras indígenas no Oeste de SC

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas