/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
qua, 28 maio 2025, 20:25:23

Outubro Rosa: Associação de Voluntários oferece empréstimo de perucas a pacientes oncológicos de Santa Catarina

Outubro Rosa: Associação de Voluntários oferece empréstimo de perucas a pacientes oncológicos de Santa Catarina
Foto: FreePik

A perda de cabelo durante o tratamento oncológico é uma experiência desafiadora para muitas mulheres, afetando não apenas a aparência, mas também a autoestima – um fator essencial para enfrentar a doença. A Associação de Voluntários do CEPON (AVOC) desempenha um papel solidário fundamental: o empréstimo de perucas a pacientes em tratamento contra o câncer. Essa iniciativa vai além da estética, promovendo a humanização do atendimento e fortalecendo o bem-estar emocional das mulheres durante a luta contra a doença.

A AVOC oferece, durante todo o ano, o empréstimo gratuito de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer de todo estado de Santa Catarina. Essa iniciativa, voltada à humanização do atendimento oncológico, tem como principal objetivo ajudar mulheres a lidar com a perda de cabelo causada pela quimioterapia, contribuindo para a recuperação da autoestima.

“O empréstimo de perucas é uma das atividades mais importantes da nossa instituição, devido ao impacto positivo que tem na autoestima dos pacientes. Atualmente, com o bom estoque de perucas, atendemos pacientes oncológicos de todo o Estado de SC, independentemente de serem do CEPON. Basta trazer um documento comprovando ser paciente oncológico”, explica o presidente da AVOC, Mário Honorato.

A atuação do voluntariado faz parte da política de humanização realizada no CEPON, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O trabalho voluntário oferece apoio emocional e cuidados que complementam o tratamento médico, promovendo dignidade e qualidade de vida aos pacientes”, destaca o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet.

Como doar cabelo?

A AVOC também recebe doações de cabelo para reforçar seu banco de perucas, que são confeccionadas por profissionais parceiras. O cabelo doado deve ter, no mínimo, 20 centímetros e pode ser natural ou com química. É essencial que as mechas estejam limpas, secas e amarradas. As doações podem ser entregues diretamente na sede da AVOC, no CEPON (Rod. ar Gonzaga, 655 – Itacorubi, Florianópolis).

Leia também:

Irani encerra terceiro trimestre de 2024 com receita líquida de R$ 426,4 milhões e lucro líquido de R$ 37,6 milhões

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas