/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1280px; height:100%; max-height:420px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
sex, 23 maio 2025, 05:19:24

Municípios da Amauc receberão vacinas contra a dengue

Em resposta aos esforços do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacina contra a dengue para mais duas regiões catarinenses: no Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio do Itajaí. Inicialmente serão distribuídas 11.900 doses, com a previsão de chegada para esta sexta-feira (9). Nas próximas semanas as doses serão distribuídas, após alinhamento e orientação às regionais e municípios. “Hoje é um dia muito feliz para os catarinenses. Nosso pleito foi atendido, e a vacina da dengue chega em duas regiões e contempla 24 municípios. Apesar do imunizante estar disponível em várias regiões do estado, a adesão da população de 10 a 16 anos ainda é baixa. É fundamental que todos que possam se vacinar, se vacinem. Vamos evitar a dengue esse ano e também ano que vem e nos próximos ciclos”, ressalta Diogo Demarchi, Secretário de Estado da Saúde.

Foto: Ricardo Trida

Atualmente, a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos nas Regiões de Saúde Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, totalizando 76 municípios. Com a ampliação, a oferta se estende a sete Regiões de Saúde, abrangendo 100 municípios catarinenses. As novas doses vão reforçar o combate à doença em áreas que têm registrado aumento no número de casos nos últimos anos, considerando os critérios elencados pelo Ministério da Saúde para distribuição.

A SES solicitou, ainda em 2024, ao Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação para os municípios das Regiões de Saúde do Extremo Oeste e Xanxerê, que ainda não foram contempladas. Atualmente, os índices de cobertura vacinal contra a dengue em Santa Catarina estão em 34,36% para a primeira dose e 17,60% para a segunda.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas